sábado, março 31, 2007


A princípio é simples anda-se sozinho, passa-se nas ruas bem devagarinho. Está-se no silêncio e no borborinho, bebe-se as certezas num copo de vinho e vem-nos à memória uma frase batida: hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... Pouco a pouco o passo faz-se vagabundo, dá-se a volta ao medo dá-se a volta ao mundo. Diz-se do passado que está moribundo, bebe-se o alento num copo sem fundo e vem-nos à memória uma frase batida: hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... E é então que amigos nos oferecem leito, entra-se cansado e sai-se refeito. Luta-se por tudo o que leva a peito, bebe-se come-se e alguém nos diz bom proveito e vem-nos à memória uma frase batida: hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... Depois vem cansaços e o corpo fraqueja, olha-se para dentro e já pouco sobeja. Pede-se o descanso por curto que seja, apagam-se dúvidas num mar de cerveja e vem-nos à memória uma frase batida: hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... Enfim duma escolha faz-se um desafio, enfrenta-se a vida de fio a pavio. Navega-se sem mar sem vela ou navio, bebe-se a coragem até dum copo vazio e vem-nos à memória uma frase batida: hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... E entretanto o tempo fez cinza da brasa e outra maré cheia virá da maré vaza. Nasce um novo dia e no braço outra asa, brinda-se aos amores com o vinho da casa e vem-nos à memória uma frase batida: hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... hoje é o primeiro dia do resto da tua vida... Sérgio Godinho

1 comentário:

Anónimo disse...

A vida tem destas coisas!
Parecer-lhe-á estranha a coincidência, mas ainda no outro dia estive a ouvir esta música (que ouço desde sempre e que, diga-se, acho fabulosa!)! E na voz de Sérgio Godinho é ainda mais especial.

Já passei por diversas fases na minha vida em que esta simples frase (que tanto peso tem) foi pronunciada: "hoje é o primeiro dia do resto da minha vida"!
Seja em consequência de uma mudança, de um ano a mais, ou de qualquer outra situação que nos leva a pensar assim.

Não sei se concorda mas creio que nem sempre é necessária uma mudança ou transição para que " o hoje" se torne o primeiro dia do resto das nossas vidas.

Porque nasce um novo dia todos os dias, o que fazemos nele ou dele poderá, sim, torná-lo o primeiro dia do resto das nossas vidas.
Basta acordarmos...
Basta uma decisão...